Pastoral da Comunicação


 
"Apressai-vos, pois, em nos enviar mensageiros, para que saibamos bem quais são vossos desejos."
(II Mac 11, 37)

Como participar da Pascom?
Local de reunião Paróquia
Dia Ainda a definir
Horário Ainda a definir

 

Coordenador Diácono Valney
Telefone para contato

8590-9414

 


O que é a Pastoral da Comunicação?

"A Pascom é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade". (Doc. 57 da CNBB, nº 244.)

A visão mais disseminada da Pascom é a de que se dedica unicamente da operação dos meios de comunicação paroquial para divulgar os eventos através de boletim, jornal e site.

Na verdade, essa é apenas uma das operações da pastoral. A missão da Pascom é fazer fluir a comunicação entre pessoas, pastorais, comunidades como um todo, de uma forma acolhedora, tendo como mística a comunhão e a unidade. Nesse sentido, a Pascom dedica-se à relação interpessoal, interpastoral e intergrupal.

A Pascom é um serviço à comunicação feita e recebida na comunidade. Apresenta-se como instrumento para divulgar a imagem pública da Igreja. Estrutura-se a partir de dois Documentos, a Instrução “Aetatis Noavae e estudos da CNBB, n° 75, Igreja e comunicação. Estes Documentos são fundamentais e básicos para realizar o planejamento, animar e articular a PASCOM nos Regionais, Dioceses, Prelazias e Paróquias na Igreja do Brasil enquanto processos e meios de comunicação.

               Segue-se abaixo um recorte do estudo da CNBB, n° 75, ”Igreja e comunicação” sobre as funções da Pascom:

18. cuidar da imagem pública da Igreja, uma vez que sua aceitação e reconhecimento por parte dos vários segmentos da sociedade dependem da forma como se apresenta e da credibilidade que alcança junto ao público. Fazer pesquisas de opinião sobre a imagem pública da igreja, dirigindo-se também aos que estão fora da instituição.

21. envolver-se nas grandes causas da humanidade, a exemplo da Campanha da Fraternidade, defendendo a vida, a saúde, a justiça e o bem comum.

22. superar o extremismos e a divisão entre pastorais e movimentos.

 O Papa João Paulo II, em sua Carta para o Dia Mundial da Comunicação de 1997, recordou a necessidade da formação sadia que devem ter os profissionais da comunicação:

“A formação do comunicador cristão deve estar nas habilidades técnicas, ética e moral, com atenção às normas para a vida profissional e destaque à formação para a vida interior, a vida do Espírito” 

Fontes: https://www.arquidiocese-sp.org.br e https://www.cnbb.org.br

 


Trabalho da Pascom na Paróquia Santo Antônio

Objetivos:

- Facilitar a comunicação entre os movimentos e pastorais em nossa paróquia por meio da promoção de espaço para o intercâmbio de informações.

- Buscar a sintonia entre os projetos de nossa paróquia com os projetos da Arquidiocese, da CNBB e do Vaticano por meio da divulgação de suas campanhas, documentos, eventos, temas de interesse, etc.

- Promover a divulgação dos eventos de nossa paróquia, bem como de suas campanhas e outros assuntos cujo anúncio seja de interesse paroquial.

Anunciar a Boa Nova de Cristo por meio do carisma de nossa pastoral, pois somos membros do Corpo Santo do Senhor e desejamos, acima de qualquer outro objetivo, que o Evangelho seja propagado a todas as criaturas.

 

Atuais responsabilidades de nossa Pascom:

- Elaboração do Boletim Informativo (Jornal da Paróquia)

- Manutenção do site da paróquia

- Organização e atualização do mural da paróquia

- Divulgação de eventos




Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!