Movimento ou Pastoral???

É preciso distinguir a diferença existente entre Pastoral e Movimento.

 

Pastoral: é serviço, ação, trabalho desenvolvido pela Igreja. Não se resume em grupo de pessoas, mas em ação organizada e dirigida pela Diocese e Paróquia para “atender” determinada situação em uma realidade específica. Todos têm uma função, um carisma, um jeito de viver, porém, todos são importantes para que o Reino de Deus aconteça. Com as nossas virtudes e defeitos, estamos a caminho, na estrada, procurando a nossa conversão em Cristo.

A finalidade da Igreja Católica é evangelizar, ou seja, difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos e nos livros sagrados.  Para que a Igreja possa fazer essa divulgação do Santo Evangelho, precisa ter um plano organizado, um projeto de evangelização que é distribuído a vários grupos em diferentes setores. Esses setores são chamados “pastorais”. E as pessoas que trabalham nessas pastorais são chamadas “agentes pastorais” ou “agentes de pastoral”.  Todos os membros das pastorais são voluntários. E não é preciso ser católico para participar, já que as pastorais são ecumênicas.

Existe a pastoral da criança, da saúde, da educação, da juventude, da comunicação, da sobriedade, do menor,  da liturgia, da catequese, a pastoral familiar, carcerária e muitas outras. Em todas essas pastorais existem pessoas com formação para exercerem o trabalho que a elas correspondem.  São coordenadas pela Arquidiocese que promove regularmente cursos e encontros de formação, para que os “agentes de pastoral” possam trabalhar junto às comunidades com plena consciência do que estão fazendo e da finalidade do seu trabalho

 

Movimento: os movimentos nascem e se formam num contexto externo à igreja local, mas atuam dentro da Paróquia. É uma ação dos leigos que pode envolver várias pastorais/serviços ao mesmo tempo. Estão mais ligados à vida pessoal  dos participantes e, em geral, têm um caráter de espiritualidade e seguem um carisma próprio, envolvendo mais ou menos as mesmas pessoas que vivenciaram um encontro, um retiro ou uma catequese.

(Fonte: Diocese de Taubaté. com adaptações)

 

 

 

“Pois, como em um só corpo temos muitos membros e cada um dos nossos membros tem diferente função, assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro”. (Rom12, 4-5)

“Há diversidade de dons, mas um só Espírito. Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor. Há também diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum”. (I Co12, 4-7)

 

 

A todos os membros de movimentos e pastorais, nossa gratidão e reconhecimento pelo belíssimo trabalho que desempenham em nossa paróquia.

 

 


NOSSAS PASTORAIS E MOVIMENTOS

 

 

 Apostolado da Oração Caminho Neocatecumenal Encontro de Casais com Cristo

 Equipe de Liturgia

 

 

   

 

Escola de Evangelização Santo André Mãe Peregrina Marianos

Ministros Extraordinários da Comunhão

 

 

  

 
 Pastoral da Acolhida Pastoral de Apoio  Pastoral do Batismo

 Pastoral da Catequese

 

         
 Pastoral da Comunicação  Pastoral dos coroinhas, acólitos e ministrantes  Pastoral da Criança

 Pastoral do Dízimo

 

       
 Pastoral Familiar  Pastoral da Saúde  Renovação Carismática Católica

 Setor de Juventude João Paulo II

 

       
Sociedade São Vicente de Paulo