Retiro da Crisma 2014/1º Semestre

10/05/2014 18:26

    Aconteceu no sábado, dia 03/05/2014, o retiro da crisma 2014 primeiro semestre. Foi um retiro de apenas um dia com cara de novidade para todos os crismandos e catequistas. A coordenação por questões de proximidade do dia do Sacramento, além das programações da semana Santa, resolveu resumir a um dia o retiro, com a proposta de fazer dele um roteiro religioso e oferecer aos crismandos a possibilidade de conhecer os locais onde se desenvolvem algumas das opções de vocação para os jovens. Saímos da paróquia num ônibus especialmente fretado para isso, as 08:00hs da manhã com destino primeiramente ao Seminário Missionário Arquidiocesano de Brasília Redemptoris Mater, onde inclusive foram formados os nossos pároco e vigário atuais, Pe Valdinei e Pe Paulo, respectivamente. Chegamos as nove da manhã e fomos direto ao Tabernáculo da palavra, onde nos aguardava o reitor e os seminaristas para  a oração das laudes com os salmos cantados pelos presentes. Numa bela homilia o reitor, que presidia as laudes, nos exortou a ter coragem de ser cristãos e de principalmente permanecer na Igreja que é onde são gerados os cristãos autênticos e felizes pelo reino de Deus. Após esse momento de oração muito importante seguiu-se a explicação dos sinais daquele ambiente, além da experiência de um seminarista que falou de sua vida e seu chamado a vocação sacerdotal, onde dizia que não tinha diferença nenhuma dos nossos jovens que estávamos presentes ali. De ter passado um tempo no seminário e de ter inclusive saído por ainda ter certa dúvida de dar um passo tão sério na vida. A seguir retornou e agora se encontra feliz por ter realmente entendido o chamado a vocação sacerdotal naquele seminário. Depois disso fizemos com o grupo dividido em duas partes um tour pelo seminário para conhecer algumas das dependências do mesmo, como a Igreja e seus sinais, por exemplo o teto ser parecido com o de uma arca, significando a arca de Noé e a respectiva explicação. Conhecemos o padroeiro do Seminario Redemptoris Mater, são Martinho de Porres e um pouco da história deste santo. A seguir o relicário, a sala magna, a capela da virgem, o refeitório e a faculdade com suas salas de aula. Fomos também até a biblioteca onde conhecemos alguns livros antigos e tivemos algumas explicações sobre os estudos naquele local. Depois tivemos um lanchinho no hall principal e nos despedimos agradecendo a acolhida e rezamos pelo seminário e todos que ali dispõe suas vidas desde o reitor até o mais novo seminarista, os funcionários e formadores. Temos algumas fotos no link do seminário: rmater.org.br/noticias/interna/106

    Depois deste momento aprazível seguimos no ônibus até o Carmelo, para outro momento muito forte desse dia. A visita começou com a recepção na Igreja do Carmelo que tem na sua lateral a grade que separa a parte das Irmãs. Tivemos a oportunidade de chegar por volta do meio dia e fomos recebidos pela irmã Maria das Graças, que se encontra ali já a 18 anos. Nos contou da sua experiência desde o chamado inicial, que para ela foi na catequese paroquial(sementinha), ainda muito jovem, de como foi importante ter vivido sempre numa família cristã e na Igreja, aliás ela era moradora de Taguatinga norte na área da paróquia Sagrada Família. Nos falou de sua felicidade em estar ali nas grades, propositalmente por ter reconhecido que essa era a vontade de Deus e de que é verdadeiramente feliz sem sentir falta de coisas do mundo. Alguns do nosso grupo fizeram perguntas de como era a vida naquela situação, se saem de vez em quando, como é a rotina do dia a dia etc. Ela sempre nos respondeu com presteza e demonstrava a face de uma pessoa profundamente realizada e feliz de fato.

    A seguir fomos a Ermida, onde tivemos a oportunidade de conhecer a pequena capela e uma breve explicação sobre o sonho visão de Dom Bosco. Almoçamos na área próxima sob as árvores numa agradável sombra. Depois do almoço fizemos uma pequena peregrinação nas trilhas do parque e numa das sombras de árvores os jovens receberam a catequese sobre a vocação do cristão nos dias de hoje. Aos jovens ficou a certeza de que todos são chamados a ser santos, e que como dizia o o papa, São João Paulo II, "não tenham medo de ser santos".

    Depois desse momento de chamamento, fomos até o Santuário da Mãe Rainha Três vezes Admirável de Schoenstat, na região do Paranoá, a fim de participarmos da Santa Missa. Fomos recebidos pelo Capelão o padre Costa, que durante a Celebração na homilia nos apresentou como grupo de crismandos a todos que estavam no local. Nos animou a seguir na caminhada de cristãos e pediu orações por nosso grupo e nossa paróquia. Esse então foi o nosso dia de preparação, com muita oração e discernimento vocacional, onde os jovens puderam ter a certeza de que Deus nos ama sobretudo e nos chama a Santidade seja no casamento ou na vida religiosa. Rezemos pelos nossos Crismandos.

 

Diácono Valney

 

Vejam + fotos em: www.santoantoniodf.org/products/fotos-do-retiro-da-crisma-1%C2%BA-semestre/

—————

Voltar