O Espírito Santo e a Igreja

20/05/2015 16:48

ACI Digital

Se aproxima o dia de Pentecostes para os Cristãos Católicos. Receberemos o Espírito Santo Paráclito, conforme o Senhor Jesus nos prometeu!

    A Igreja, comunhão vivente na fé dos apóstolos que ela transmite, é o lugar de nosso conhecimento do Espírito Santo:

  • Nas Escrituras que Ele inspirou;

  • Na Tradição, da qual os Padres da Igreja são testemunhas sempre atuais;

  • No Magistério da Igreja, ao que Ele assiste;

  • Na liturgia sacramental, através de suas palavras e seus símbolos, onde o Espírito Santo nos põe em comunhão com Cristo;

  • Na oração na qual Ele intercede por nós;

  • Nos carismas e ministérios mediante os quais a Igreja é edificada;

  • Nos sinais de vida apostólica e missionária;

  • No testemunho dos santos, onde Ele manifesta sua santidade e contínua obra da salvação;

    A Igreja reconhece ao Espírito Santo como santificador. O Espírito Santo é força que santifica porque Ele mesmo é "espírito de santidade". A Igreja nascida com a Ressurreição de Cristo, se manifesta ao mundo pelo Espírito Santo no dia de Pentecostes. Por isso aquele episódio de que "começaram a falar em línguas diferentes", para que todo o mundo conheça e entenda a Verdade anunciada por Cristo em seu Evangelho.

    A Igreja não é uma sociedade como outra qualquer; não nasce porque os apóstolos estavam de acordo; nem porque tenham convivido juntos por três anos; nem sequer pelo seu desejo de continuar a obra de Jesus. O que faz e constitui como Igreja a todos aqueles que "estavam juntos no mesmo lugar" (Atos, 2,1), é que "todos ficaram repletos do Espírito Santo" (Atos, 2,4).

Tudo o que a Igreja anuncia, testemunha e celebra é sempre graças ao Espírito Santo. São dois mil anos de trabalho apostólico, com tropeços e avanços, erros e acertos, toda uma história de luta para fazer presente o Reino de Deus entre os homens, que não terminará até o fim do mundo, pois Jesus antes de partir no-lo prometeu: "...eu estarei convosco, todos os dias até o fim do mundo" (Mt, 28,20).

 

Diácono Valney 

—————

Voltar