Jovens da paróquia Santo Antônio se preparam para JMJ 2013

07/07/2013 22:18


    O clima entre os jovens da Paróquia Santo Antônio é de pura ansiedade. A menos de 20 dias da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, eles finalizam a preparação para o maior evento católico do mundo para faixa etária. A expectativa é que o Rio de Janeiro receba 3 milhões de cristãos com a vinda do Papa Francisco. Pelo menos cem desses cristãos são jovens da nossa paróquia.

Um deles é o estudante Hellan Rodrigues, 18 anos. Ele participa de várias pastorais da igreja como grupo jovem, evangelização e liturgia. Com a passagem comprada, ele comemora a oportunidade de ir ao evento.  “Nunca pensei que poderia participar de uma Jornada Mundial. Todas foram fora do Brasil. Essa agora, eu não poderia deixar de ir. É um momento único para amadurecer na fé”, declara.

A semana do evento está próxima (22 a 28 de julho), mas a preparação para a JMJ começou bem antes. Bruna Espíndola, 17 anos, conta que há pelo menos um ano, o grupo jovem da paróquia, o Setor de Juventude João Paulo II faz eventos para arrecadar dinheiro. “Nós já vendemos café da manhã depois da missa, água (mineral) no Rebanhão, rifa e outras coisas. Como nem todo mundo tem condições da pagar, a gente vai se virando”, explica. Pedro Sousa, que também faz parte do grupo lembra de outra importante preparação. “Ainda estamos fazendo eventos para arrecadar dinheiro para que todos possam ir. Mas nas últimas semanas, nossa preparação está focada na oração. Todo sábado depois da reunião do grupo a gente reza pela jornada”, disse.

Thiago Glayner é um dos jovens que está ansioso para a vinda do Papa Francisco. Além de ajudar nos eventos para arrecadar dinheiro, ele vendeu um instrumento para custear as despesas. “Me desfiz do meu baixo. Vendi para poder ir a Jornada. Vai valer a pena ter essa experiência com Deus”, conta.

 Além do grupo jovem da paróquia, os cristãos do Neocatumenato também vão para a JMJ.   Antes de chegar ao Rio de Janeiro, eles vão parar numa cidade no caminho para evangelizar. “Temos uma programação especial, vamos evangelizar numa cidade no trajeto e sábado, antes de chegar ao Rio, vamos celebrar a eucaristia”, conta Wallison Antônio Sousa de Freitas, 18 anos.

Os jovens do caminho neocatumenal de nossa paróquia – ou do caminho, como também são chamados – também realizaram eventos para custear despesas do Jornada. “Fizemos rifa de tablet, baile do dia das mães, galinhada e churrasco. Tudo para ajudar os irmãos na Jornada. Já está quase tudo pago”, declara Douglas Iago de Freitas, 17.  

NEOCATUMENATO - Os jovens do caminho terão um dia a mais de Jornada Mundial da Juventude. Na segunda-feira (29), eles vão se encontrar com Kiko Arguello, o iniciador do caminho neocatumenal, e onde haverá uma catequese com chamado às vocações. Wallison se diz ansioso “Fico muito emocionado. Esse encontro é muito forte para descobrirmos as nossas vocações. De lá podem sair padres, freiras. Vamos ver o que Deus tem para mim”, declara.

 PÁROCO - A Jornada Mundial da Juventude é um encontro dos jovens com o Papa. Pela primeira vez, acontecerá no Brasil, no Rio de Janeiro. Na missa deste domingo às 19hs, o nosso pároco padre Valdinei, contou em sua homilia, relembrando o evangelho do dia que fala sobre o envio de operários para a messe, que foi numa dessas JMJ, que ele afirmou sua decisão de escolher servir a Deus através do sacerdócio. Foi quando decidiu ir ao Seminário para ser ordenado padre da Igreja Católica. Graças a Deus ele aceitou o chamado e hoje serve a Deus aqui na nossa paróquia.

                                                                                                                                                                                                                            Willian Dornela.

Jovens da Paróquia Santo Antônio que vão a JMJ e o pároco padre Valdinei, juntos com o nosso padroeiro ao final da missa deste domingo 07/07/13.

 

 

—————

Voltar