Em Catequese o Papa Francisco pede oração pelo sínodo dos bispos.

26/03/2015 09:02
Arquidiocese de Brasília

Em um dia chuvoso na cidade de Roma e no Vaticano, o Papa Francisco fez uma catequese especial. Ele aproveitou a data deste 25 de março, que na tradição católica é o dia da anunciação do Arcanjo São Gabriel à Virgem Maria, para refletir sobre a beleza da Encarnação de Deus no seio de uma família, a família de Nazaré.

Disse o Papa:

O arcanjo Gabriel visita a humilde jovem de Nazaré. Com esse anúncio o anjo ilumina e reforça a fé de Maria, como depois fará também para o seu esposo, José, para que Jesus possa nascer em uma família humana. Isso é muito belo! Nos mostra quanto profundamente o mistério da Encarnação, assim como Deus quis, compreende não somente a concepção no ventre da mãe, mas também a acolhida em uma verdadeira família.      

Francisco recordou que nesta data é celebrada, em muitos países, o Dia pela Vida. A própria praça de São Pedro contava com a presença de diversos grupos do movimento pela vida. O dia também foi de comemoração pelos 20 anos da encíclica Evangelium Vitae – Evangelho da Vida – de São João Paulo II.

A palavra do meu venerado predecessor nos recorda que o casal humano foi abençoado por Deus desde o princípio para formar uma comunidade de amor e de vida, à qual foi confiada a missão da procriação. Os casais cristãos, celebrando o sacramento do Matrimônio, se tornam disponíveis a honrar essa benção, com a graça de Cristo, por toda a vida. A Igreja, por sua parte, se compromete solenemente a cuidar da família que nasce, como dom de Deus para a sua própria vida, na boa e na má sorte. A ligação entre Igreja e família é sagrada, é inviolável. A Igreja, como mãe, não abandona a família, mesmo quando é ferida e mortificada. Nem mesmo quando cai no pecado ou se afasta da Igreja. Sempre fará tudo para procurar curá-la E convidá-la à conversão e reconciliação com o Senhor.

No fim da catequese, o Pontífice pediu orações pelo Sínodo dos Bispos, que acontece em outubro próximo.

Peço, por favor, que não falte a sua oração. Todos! Papa, cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, fiéis leigos: todos somos chamados a rezar pelo Sínodo. E disso temos necessidade! Convido a rezar também aqueles que se sentem distantes ou que não estão acostumados a fazê-lo. Esta oração pelo Sínodo sobre a família é pelo bem de todos. 

Diácono Valney

 

 

—————

Voltar