Agosto - Mês Vocacional.

05/08/2014 10:13

1º DOMINGO DE AGOSTO – VOCAÇÃO AO MINISTÉRIO ORDENADO

Estamos iniciando o mês de agosto e tradicionalmente no Brasil este mês é dedicado à reflexão e oração pelas vocações. Mas o que é vocação? O termo vem do latim vocare que significa chamar. Por isso, em primeiro lugar todos nós somos vocacionados, somos chamados livremente por Deus à santidade. E da nossa parte respondemos a este chamado vivendo essa santidade em chamados específicos e particulares que Deus também faz a cada um. Da vocação universal à santidade brotam as vocações específicas: vocação ao ministério ordenado, ao matrimônio, à vida religiosa e a vocação leiga. Neste primeiro domingo iremos refletir sobre a vocação ao ministério ordenado.

O ministério ordenado, (bispos presbíteros e diáconos) é uma vocação especifica para governar e dirigir a comunidade. Deve servir a comunidade dos batizados segundo o modelo de Cristo Bom Pastor, que deu a sua vida pelas ovelhas (cf Jo 10,11). Esta vocação é confirmada pelo sacramento da Ordem nos seus três graus já mencionados.

Os bispos recebem, em virtude da ordenação, o ofício de ensinar, santificar e reger (Cf. Catecismo da Igreja Católica nº 1558). Como sucessores dos Apóstolos, desempenham seu encargo numa Igreja particular que lhe é confiada para que possa ali ser sinal de unidade e acolhimento.

Os presbíteros são os cooperadores da Ordem episcopal e por isso mesmo configurados a Cristo Sacerdote para agir na pessoa de Cristo junto ao Povo de Deus, pregando o Evangelho e celebrando os sacramentos (Cf. Catecismo 1563) devendo dar a todos testemunho da verdade procurando o bem de todos os fieis.

Por sua vez, os diáconos estão configurados a Cristo que veio não para ser servido, mas para servir (Mc 10,45). Junto com o Bispo e presbíteros servem o Povo de Deus através da Liturgia, da Palavra e da Caridade. “Entre outros serviços, pertence aos diáconos assistir o bispo e os sacerdotes na celebração dos divinos mistérios, sobretudo da Eucaristia, distribuí-la, assistir ao Matrimónio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir aos funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade” (Catecismo n 1570).

Portanto podemos concluir que toda vocação ao ministério ordenado é um chamado específico para o serviço ao povo de Deus, povo sacerdotal, fazendo com que a Igreja de Cristo seja edificada através da palavra e dos Sacramentos. Que possamos rezar pedindo ao Senhor da messe que nos envie santos e dignos ministros e que conserve na fidelidade aqueles que já responderam ao chamado divino.

 

Pe. Paulo Alves
Mestre em Teologia Dogmática e Professor de Liturgia

—————

Voltar